ALBERT EINSTEIN | FÍSICA TEÓRICA

Marcos da revolução científica do século XX, as teorias de Albert Einstein estão presentes em diversos estudos e livros, que expõem seus raciocínios, a estética de seus pensamentos. Einstein dialoga sempre com o leitor, reconstitui o caminho que percorreu ao criar idéias novas e ousadas, refere-se respeitosamente aos grandes do passado, e esclarece a gênese, o desenvolvimento e as consequências das novas teorias.

ALBERT EINSTEIN | FÍSICA TEÓRICA

Pilares Teóricos de Física

"A Física Teórica utiliza modelos matemáticos e conceitos físicos, juntos com técnicas de dedução como a lógica e a análise crítica com o objectivo de explicar de modo racional e prever os fenômenos físicos. É também o ramo da Física que tem por finalidade elaborar, aperfeiçoar e eventualmente corrigir uma determinada teoria física, transposta a uma linguagem matemática apropriada. A teoria assim formulada é alimentada por dados obtidos em experiências e, em contrapartida, oferece explicações para os dados existentes e prevê novos efeitos e fenómenos que possam ser testados experimentalmente, sendo assim submetida à falseabilidade."

Leia mais na definição de Física Teórica na Wikipédia

Pilares Teóricos da Física

LEIS DA TERMODINÂMICA

As leis da física têm produzido consequências imensas na evolução da humanidade. Elas procuram descrever com precisão todos os fenômenos naturais em seu nível mais fundamental. Sobre as leis da física interessa as diferentes áreas porque suscita reflexões sobre conceitos muito importantes e gerais, tais como: já descobrimos a maioria das leis? São elas imutáveis? Que relação têm com a matemática? Obedecem à reversibilidade do tempo? Como tiramos proveito dos princípios de conservação e das leis de simetria? Como passado e futuro se relacionam com a organização dos sistemas físicos? Como o caráter quântico da natureza se expressa através de leis probabilísticas?

Richard Feynman recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1965 e, como professor, foi um excelente didata. Suas análises sobre as leis da física são, ao mesmo tempo, profundas e apresentadas com bom humor e simplicidade. Exemplos e analogias criativas não lhe faltam.

LEIS DA TERMODINÂMICA | Richard Feynman


Durante sua estada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no início da década de 1950, Feynman preocupou-se também com o precário ensino de física básica no país e redigiu um documento com suas críticas. Feynman argumenta que "a ciência só é útil se nos diz algo sobre experimentos que ainda não foram feitos". É uma maneira clara de justificar a busca constante, pelos físicos, de leis cada vez mais precisas e abrangentes.

Área: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Livro: SOBRE AS LEIS DA FISICA
Autor: RICHARD FEYNMAN

“Uma vez que tenha eliminado o impossível, o que restar, mesmo improvável, deve ser a verdade”.

Mr. Spock explicando sobre Mecânica Quântica

A Teoria Quântica | A Saga do Nobel

A SAGA DO PRÊMIO NOBEL | A Teoria Quântica

Max Planck (1858-1947) - Prêmio Nobel de Física 1918, pela elaboração da Teoria Quântica.

Niels Bohr (1885-1962) - Prêmio Nobel de Física 1922, pelas contribuições fundamentais para compreender a estrutura atômica e mecânica quântica.

Como os Átomos Emitem Luz?

Decifrando o Fóton de Luz

Quando o elétron resolve ir para o nível dele, o elétron tem que devolver a energia, o Quanta que recebeu, então emite uma partícula-onda chamada de Fóton, que em alguns níveis de energia vem a ser a luz que conhecemos, em outros níveis pode ser um calor infravermelho, um raio X, uma onda de radio, ou de celular.

Tudo depende de onde o elétron veio, com muita ou pouca energia quântica equivalente a um quanta. Depende da frequência de radiação dele. Um Fóton tem sempre a energia de um quanta, mas como um quanta é sempre proporcional a frequência de radiação, podemos ter fótons nos mais diversos níveis de energia, equivalendo a cor (frequência) da luz dos elétrons.

Esta proporção é sempre uma constante e foi batizada de “Constante de Planck” em homenagem ao pai da teoria quântica, Max Planck. Planck usou a letra “h” minúsculo, cortada por um traço, para simbolizar esta constante.