Constelação de Orion

Linda vista de um meteoro riscando o céu e a constelação de Orion acima do Lago Bumbunga, Austrália.

copyright Image: Silveryway no Flickr


O disco "5D" registra dados em 5 dimensões e por bilhões de anos

Pesquisadores criaram um disco “5D” que pode registrar dados em 5 dimensões e mantê-los seguros por bilhões de anos. Possui uma memória de 360 TB e suporta temperaturas maiores que 1000 ºC


Energia Eólica | Energia Renovável

Energia eólica é a conversão do vento em energia renovável, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica para o interior ou velas para impulsionar veleiros.

No dia 28 de outubro de 2013, os moinhos de vento não apenas proveram 100% da energia da Dinamarca, como às 2 da manhã do dia seguinte produziram 122% de toda energia que os países precisavam.


Hoje às 20h ao vivo a Lua azul! Basta olhar para o céu. Nãoperca! #Compartilhe

Não, a Lua não vai ficar azul. Acontece que esse nome é dado quando temos duas Luas cheias em menos de um mês. A Lua só terá uma aparência azulada, caso as condições atmosféricas favoreçam isso.


O abismo infinito cósmico

Quando você olha para o céu, na verdade você está olhando para o abismo do infinito cósmico, com apenas a gravidade da terra te mantendo 'preso' ao solo.


Conserte sua visão enquanto dorme

Você pode consertar a sua visão enquanto dorme. As lentes ortoqueratológicas remodelam suas córneas do dia para a noite para que você não precise usar lentes quando estiver acordado. Quando removidas pela manhã, é possível enxergar assim como você enxergaria com lentes prescritas.


O lado oculto da Lua

O LADO OCULTO DA LUA

Gravitacionalmente presa à Terra em um rotação síncrona, a Lua sempre apresenta o seu lado visível para nós seres humanos. Da órbita lunar, contudo, o lado oculto do nosso satélite pode ser algo familiar. De fato, essa imagem nítida, um mosaico feito pela câmera de grande angular da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, está centrada no lado oculto da Lua. Parte de um mosaico global commais de 15000 imagens, adquirido entre Novembro de2009 e Fevereiro de 2011,a versão de mais alta resolução mostra feições emescalasde100 metros por pixel. Surpreendentemente, a superfície rugosa e repleta de crateras do lado oculto da Lua é muito diferente da superfície do lado visível,que é coberto com mares suaves de material lunar mais escuro. A provável explicação é que o lado oculto da Lua tem uma crosta mais espessa, fazendo com que seja mais difícil derreter material do interior da Lua para que ele flua na superfície e forme os mares suaves.


NASA flagra reconexão magnética pela primeira vez na história

Satélites da NASA flagram reconexão magnética pela primeira vez

Pela primeira vez, uma frota de satélites da NASA conseguiu testemunhar as misteriosas reconexões magnéticas, ocasionadas pelas interações entre os campos da Terra e do Sol e que colocam em risco satélites, espaçonaves e astronautas.

O fenômeno permitiu a agência espacial norte-americana entender o que são as perigosas explosões solares. A descoberta foi feita por meio da missão Magnetospheric Multiscale, que lançou quatro naves na magnetosfera, uma bolha de plasma que controla o campo magnético da Terra.


O pai da química moderna

Em 8 de maio de 1794 ANTOINE DE LAVOISIER, considerado o pai da química moderna, é guilhotinado pelo regime de terror da Revolução Francesa, por desvio de dinheiro público em Paris.


Astronomia | Cálculo do Ano-Luz

MATEMÁTICA NA ASTRONOMIA: COMO SE CALCULA O COMPRIMENTO DO ANO-LUZ

Na Astronomia, as medidas de distâncias utilizadas no nosso dia-a-dia (metro, quilômetro, etc.) tornam-se, com razão, inviáveis para os enormes espaços entre os corpos celestes. Só a título de exemplo: a distância média de Plutão ao Sol é de quase 6 bilhões de km. Expressar o número 6.000.000.000 já é uma trabalheira danada. Mais trabalho ainda é representar as enormes distâncias até as estrelas e objetos ainda mais afastados. Como, então, adotar uma medida para representar essas grandes distâncias?

Pensando nisso, os astrônomos criaram uma medida de distância chamada ano-luz. Mas não se confundam: ela NÃO é uma medida de tempo. Mesmo que tenha a palavra ano, ela NÃO é usada para medir tempo. Embora tenha uma consequência interessante (a de vermos os objetos distantes como eles eram muitos anos atrás), o ano-luz não se aplica para medir tempo.

Mas o que significa, então, o ano-luz? Simples: é a distância que a luz (a uma velocidade aproximada de 300.000 km/s) percorre, no vácuo, durante um ano. Assim, para calcularmos o comprimento do ano-luz, basta saber quantos segundos há em um ano. Como, então, calcular? Veja: se em um segundo a luz percorre cerca de 300.000 km, basta, para acharmos o comprimento do ano-luz, que multipliquemos a quantidade de segundos em um ano por 300.000. E o resultado é enorme: quase 9,5 trilhões de km!

Existem outras medidas de distância "inspiradas" no ano-luz. Alguns exemplos: segundo-luz, minuto-luz, semana-luz, mês-luz. Só a título de curiosidade, a Terra está a cerca de 8,3 minutos-luz do Sol (isto é, significa que a luz que vem do Sol leva 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra).


Nebulosa do Cavalo

Essa é a nebulosa do Cavalo, uma das mais belas e brilhantes da Via Láctea. Localizada a 1.500 anos luz, foi descoberta por Williamina Fleming em 1888. Se quer observá-la, basta encontrar a estrela Zeta Orionis, aonde a nebulosa está logo abaixo!


Qual é a sua Nebulosa preferida?

1. Nebulosa da Bolha
2. Nebulosa da Borboleta
3. Nebulosa Carina
4. Nebulosa Olho de Gato
5. Nebulosa do Caranguejo
6. Nebulosa do Haltere
7. Parte da Nebulosa da Águia, conhecida como "Os pilares da Criação"
8. Nebulosa do Esquimó
9. Nebulosa da Helix 
10. Nebulosa Cabeça de Cavalo
11. Nebulosa da Ampulheta
12. Nebulosa Medusa
13. Nebulosa de Órion.
14. Nebulosa Roseta
15. Nebulosa Tarantula
16. Nebulosa Trífida


Nebulosa planetária, com uma anã branca em seu centro



Apesar do nome, uma nebulosa planetária não está relacionada com planetas.

"Uma nebulosa planetária é um objecto astronómico (nomeadamente, uma nebulosa de emissão) que é constituído por um invólucro brilhante em expansão de plasma e gás ionizado, expulsa durante a fase de ramo gigante assimptótico que atravessam as estrelas gigantes vermelhas nos últimos momentos das suas vidas."

A Evolução das Anãs Brancas

O estudo sobre as anãs brancas iniciou-se em 1850 com a descoberta da estrela secundária de Sirius, chamada Sirius B. Observou-se ser uma estrela 10000 vezes menos luminosa do que Sirius A, mas com uma massa de 0.98 massa solar. Sua temperatura, sendo da ordem de 10,000K, seu raio deveria ser extremamente pequeno. Como estrelas com essa temperatura externa são brancas, esse tipo de estrela passou a ser chamado de anã branca.

Anãs brancas são bastante comuns, sendo encontradas em sistemas binários e em aglomerados. Como são remanescentes de gerações de estrelas formadas no passado, seu número cresce dentro da Galáxia à medida em que passa o tempo. Mas por serem muito pouco luminosas, é muito difícil detetá-las, exceto pelas mais próximas.

Uma anã branca é uma estrela que já esgotou seu combustível nuclear. Não possui, portanto, uma fonte de energia nuclear que a mantenha luminosa por muito tempo. Entretanto, uma anã branca, por ser originalmente a região central de uma estrela, é inicialmente um objeto bastante quente (ou seja, aquilo que "sobrou" depois do estágio de gigante assintótica). Em conseqüência, ela mantém-se irradiando luz pela conversão de seu manancial de energia interna em radiação. Uma estrela normal também o faz, mas tem sua energia térmica reposta pelas reações nucleares. No caso de uma anã branca, a inexistência de um processo de reposição de sua energia interna implica que a estrela lentamente se resfria. Estrelas de maior massa se resfriam mais rápidamente do que as de menor massa. Abaixo vemos a relação entre luminosidade e o tempo para uma anã branca. A isso chamamos de curva de resfriamento.
>br/> Em apenas uns 1000 anos, a temperatura da estrela sobe para uns 30000 K. A esta temperatura, a emissão de luz ultra-violeta é alta. Esta radiação é energética o suficiente para ionizar a camada de hidrogênio que foi expelida pelo vento estelar durante a fase de gigante assintótica. A camada de hidrogênio então começa a irradiar, transformando-se em uma nebulosa planetária. Este nome se deve à forma da nuvem de hidrogênio ionizado que circunda a estrela, que em geral é esférica e lembra vagamente a forma de um planeta. Ao centro da nebulosa então, resta apenas a região central remanescente.

Estrelas com massa superior a umas 20 ou 25 masses solares são capazes de continuar com o processo de fusão nuclear em seu caroço central até que este seja de Ferro. Aí explodem como supernovas ao final de sua passagem pelo ramo assintótico de gigantes.

Chuva de meteoros hoje à noite

Hoje à noite teremos a chuva de meteoros Eta Aquáridas. E os quesitos para observar são os mesmos: olhar para o leste, na constelação de Aquário, a partir das 2h da madrugada.


Condições naturais para vida se formam em cometas no espaço.

SIMULAÇÃO DAS CONDIÇÕES EM COMETAS ENCONTRA MOLÉCULAS ESSENCIAIS À VIDA

Com base em dados da missão Rosetta cientistas descobriram que importantes compostos para a evolução biológica podem se formar naturalmente no espaço

Toda a vida na Terra é formada pelas mesmas bases moleculares, o DNA ou ácido desoxirribonucléico, e as proteínas. Fazendo o transporte de informações está o RNA, ou ácido ribonucléico, que copia dados do DNA e os leva aos ribossomos, que formam as proteínas. Existem provas convincentes de que a vida na Terra teve início nos oceanos primordiais, contudo tanto as moléculas do DNA e RNA quanto das proteínas têm dificuldades para ser formadas em meio aquoso. As altas temperaturas da Terra primitiva também dificultariam ou mesmo impediriam o processo. Contudo, um novo experimento comprovou que o RNA pode se formar no espaço, nas mesma nuvem de gás e poeira primordial em que foram formados o Sol e os planetas.

Com base nas informações transmitidas pela nave Rosetta e pelo módulo Philae, cientistas da Universidade de Nice reproduziram na Terra amostras de gelo similares às do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. As amostras continuam substâncias que já estavam presentes na nuvem de gás e poeira que deu origem ao Sistema Solar, como água, metanol e amônia.


Créditos: UFO | ESA


Legenda: Informações da missão Rosetta sobre o cometa 67P permitiram determinar que nesses corpos podem se formar compostos para dar origem à vida.


Investigações ufológicas reveladas oficialmente pela Rússia

REVELANDO AS INVESTIGAÇÕES UFOLÓGICAS OFICIAIS DA RÚSSIA

Surgem dados inéditos a respeito da pesquisa ufológica oficial da União Soviética; alguns casos, entretanto, podem se dever a testes militares secretos

Um dos casos ufológicos mais conhecidos ocorridos em território da então União Soviética aconteceu em 20 de setembro de 1977 às 04h05, na cidade de Petrozavodsk. Entre as centenas de testemunhas estavam trabalhadores do porto, marinheiros, policiais, a equipe de uma ambulância e um repórter da agência oficial TASS. Foi observada uma luz muito brilhante que logo pareceu se postar sobre a cidade, exibindo o formato similar a uma água-viva e liberando fachos de luz. Depois de 12 minutos o objeto pareceu alterar sua forma para um semicírculo e se dirigiu ao Lago Onega, nas proximidades, para finalmente desaparecer rumo ao céu.

Muitos foram os que ficaram temerosos diante da possibilidade de ser um ataque nuclear, pois na época se vivia o auge da Guerra Fria. O repórter da TASS publicou depois a história do ocorrido, sob o título "Um fenômeno natural estranho sobre a Karelia". Governos de países vizinhos exigiram saber se Moscou realizava testes de armas secretas, porém o governo soviético estava estarrecido pelo episódio, e a Academia de Ciências, o mais prestigioso órgão de cientistas do bloco soviético, também foi incapaz de prover uma resposta satisfatória. A conclusão dos cientistas foi que o Fenômeno UFO era real e precisava ser estudado. Finalmente o Ministério da Defesa e a Academia de Ciências decidiram criar um grupo de estudo, que ficou ativo até 1990.

Crédito: NASA | UFO
Legenda: Casos como o de Petrozavodsk e outros podem ser explicados como lançamentos espaciais, como este do Falcon 9 da SpaceX



A coisa mais genial que você verá hoje

São esses pirulitos em formato de galaxias e partes do sistema solar, sim é a coisa mais genial que você verá hoje.

Modelos Atômicos - Modelo de Dalton

Modelos Atômicos - Modelo de Dalton

O modelo atômico de Dalton propôs que a matéria é constituída de minúsculas partículas empilhadas, por exemplo, como um amontoado de laranjas. Em que o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga, além que todos os átomos de mesmo elementos, eram considerados por ele, como idênticos. Este modelo recebeu o nome de modelo atômico da bola de bilhar.



Você sabia que 99% da eletricidade na Costa Rica é feita de energia renovável?

Costa Rica chegou a 99% de energia renovável na eletricidade em 2015

O caminho para a geração global de energia renovável parece longo, mas alguns países mostram que é possível um abastecimento de eletricidade pleno a partir de fontes alternativas. Esse é o caso da Costa Rica, que atingiu 99% de geração de energia de forma limpa em 2015.

A riqueza de fontes de energia renováveis é um ponto forte para que isso aconteça: 80% da produção vêm de hidrelétricas, graças a um grande sistema fluvial e pesadas chuvas tropicais. O resto é composto por energia geotérmica, eólica, biomassa e solar. De acordo com o Instituto Costarriquenho de Eletricidade, embora tenha sido um ano seco, o país manteve suas metas e o objetivo de se tornar neutro em carbono até 2021.

Com o resultado, os cidadãos da Costa Rica foram beneficiados com uma redução de 12% no custo da energia. A expectativa é de que os gastos reduzam ainda mais no futuro.

Olhe para o céu agora e encontre Marte

Fotografia magnífica de Marte

E inclusive, se você olhar para o céu, você poderá ver Marte como um ponto vermelho bastante brilhante no Espaço.


A Via Láctea em Oregon South Sister

Auto-retrato do fotógrafo Ben Canales e a Via Láctea, em Oregon South Sister.


Fenômenos Astronômicos

Durante o século XX, o campo da astronomia profissional foi dividido em dois ramos: a astronomia observacional e a astronomia teórica. A astronomia profissional está focada na aquisição de dados a partir da observação de objetos celestes, que são então analisados utilizando os princípios básicos da física. Já a astronomia observacional é orientada para o desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem objetos e fenômenos astronômicos. Os dois campos se complementam, com a astronomia teórica procurando explicar os resultados observacionais, bem com as observações sendo usadas para confirmar (ou não) os resultados teóricos de estudos de fenômenos astronômicos.

72 horas sem WhatsApp até vai. Mas 3 dias já é demais. 😂

Árvores beneficiam sua saúde

Cientistas descobriram que viver próximo a árvores pode beneficiar sua saúde. Na medida em que você tem mais de 10 árvores no seu quarteirão, isso pode impactar sua saúde assim como um aumento na renda pessoal de $10 mil dólares ou ser 7 anos mais jovem impactaria. A pesquisa registrou que pessoas com condições cardio-metabólicas ruins, doenças cardíacas e diabetes se sentiram mais saudáveis após residirem em locais arborizados.