Pesquisa Científica

pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Para esta pesquisa, é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.
Quanto à abordagem do problema, a metodologia da pesquisa pode ser:     
Quantitativa: método de pesquisa que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.    
Qualitativa: é uma pesquisa descritiva que explora as particularidades e os traços subjetivos considerando a experiência pessoal do entrevistado.
Quanto aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:
Exploratória: envolve uma maior proximidade com tudo o que está relacionado com o objeto de pesquisa. São exemplos, os Estudos de Caso (estudo exaustivo e detalhado) e as Pesquisas Bibliográficas (consulta a livros e outros materiais já publicados).  
Descritiva: levantamento de dados recorrendo a técnicas padronizadas de coleta, como o questionário ou a observação sistemática. 
Explicativa: procura explicar os fatores que ocasionam os fenômenos. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.

O que Hillary Clinton escreveu na carta para NASA quando era criança?

Hillary Clinton escreveu uma carta para a NASA, quando era criança, perguntando como ela poderia se tornar uma astronauta. Eles a responderam dizendo que garotas não poderiam  ter essa profissão. Então, ela decidiu seguir a carreira política para quebrar as barreiras de gênero.


Munição com sementes de plantas frutíferas

Estas muniçōes se chamam “Flower Shells” e são munidas com sementes de plantas frutíferas. Elas devem ser atiradas no chão para plantar essas árvores. A ideia é “gerar vidas” ao invés de “tirar vidas”.


O indiano de 19 anos que resolveu um problema da matemática que durava mais de 350 anos

Shouryya Ray, um estudante indiano de 19 anos, resolveu um complexo quebra-cabeças de duas teorias da Dinâmica, desenvolvidas por Sir Isaac Newton. O problema agitou o mundo da matemática por mais de 350 anos.


Modelos Atômicos - Modelo de Broglie

Modelos Atômicos - Modelo de Broglie

Em 1924 de Broglie introduziu o conceito de ondas de matéria, pois para o que o elétron ocupe apenas níveis discretos de energia é necessário que se comporte como onda. Assim, o átomo pode se comportar como onda e partícula.