Condições naturais para vida se formam em cometas no espaço.

SIMULAÇÃO DAS CONDIÇÕES EM COMETAS ENCONTRA MOLÉCULAS ESSENCIAIS À VIDA

Com base em dados da missão Rosetta cientistas descobriram que importantes compostos para a evolução biológica podem se formar naturalmente no espaço

Toda a vida na Terra é formada pelas mesmas bases moleculares, o DNA ou ácido desoxirribonucléico, e as proteínas. Fazendo o transporte de informações está o RNA, ou ácido ribonucléico, que copia dados do DNA e os leva aos ribossomos, que formam as proteínas. Existem provas convincentes de que a vida na Terra teve início nos oceanos primordiais, contudo tanto as moléculas do DNA e RNA quanto das proteínas têm dificuldades para ser formadas em meio aquoso. As altas temperaturas da Terra primitiva também dificultariam ou mesmo impediriam o processo. Contudo, um novo experimento comprovou que o RNA pode se formar no espaço, nas mesma nuvem de gás e poeira primordial em que foram formados o Sol e os planetas.

Com base nas informações transmitidas pela nave Rosetta e pelo módulo Philae, cientistas da Universidade de Nice reproduziram na Terra amostras de gelo similares às do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. As amostras continuam substâncias que já estavam presentes na nuvem de gás e poeira que deu origem ao Sistema Solar, como água, metanol e amônia.


Créditos: UFO | ESA


Legenda: Informações da missão Rosetta sobre o cometa 67P permitiram determinar que nesses corpos podem se formar compostos para dar origem à vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário